Actividades Próximas

Abril - Dia 17, Viascra ao vivo

ULTIMAS...

IMPORTANTE: No Sabado dia 16 a reuniõe, irá realizar-se junto a igreja Paroquial, no horário normal.

FESTA DE NATAL

No dia 5, estivemos todos na sede a festejar a festa de natal do agrupamento. De manhã, foi divertido, todas as secções apresentaram algo, rimo-nos e cantamos, foi muito giro.

Almoçamos, os chefes este ano pregaram-nos uma partida, estavamos a espera do tradicional bacalhau com batatas cozidas, mas em vez disso comemos pudim de arroz com carne picada, quanta mais houvesse mas comiamos! Tivemos mousse de chocolate e pão de ló como sobremesa, obrigado... para o ano queremos mais.

Arrumamos e na parte da tarde trocamos prendas, foi engraçado como alguns de nós não estavam a espera da prenda que receberam.

Cantamos para nos despedir e partimos...

* * * * * * * * * * * *

.

PATRULHA CHACAL

PATRULHA CHACAL
1º LUGAR NA ABERTURA

OS NOSSO INSTRUTORES LUIS E SUSANA

Não queriamos deixar de nos despedir dos nossos dois instrutores que vão partir para uma nova etapa das suas vidas escutistas. A IV secção vai reabrir no nosso agrupamento, por isso, foi proposto aos nossos instrutores Luis e Susana, se queriam voltar as origens, e eles aceitaram.
Sabemos que é um até já, porque temos a certeza que eles voltaram para nós, com mais bagagem e saber.
Obrigado AOS DOIS.

Até Já!!!

A Expedição vos espera...

* * * * * * * * * * * *

.

ABERTURA DO ANO ESCUTISTA 2010-2011

Em Barroselas, 9 e 10 de Outubro

“Ser a Luz do Mundo”, este foi o imaginário que nos foi proposto, a luz que nos iluminou nesta actividade era intensa, porque mais uma vez a Expedição estive na sua máxima força. Saímos da nossa base por volta das 12:20, concentramos com o resto do agrupamento no apeadeiro da Areia para irmos de comboio. Foi uma viagem diferente, porque muito de nós raramente utiliza este meio de transporte no seu dia-a-dia. Foi fixe.
Chegamos um pouco cedo a barroselas, tivemos que esperar cerca de 30 minutos para efectuarmos as inscrições. Esta actividade era em regime de acampamento, mas devido as condições climatéricas foi alterado para o acantonamento.
Tivemos dois dias de actividades, sempre em acção, os chefes responsáveis diziam-nos que estávamos iniciar o novo projecto educativo do CNE, não percebemos muito ainda mas como vai começar este ano, os nossos chefes com certeza nos vão ensinar. Num dos dias decoramos uma anilha, que simboliza a anilha de mérito do novo projecto?
No último dia houve a missa celebrada pelo nosso Bispo D. Anacleto, convidou alguns dos exploradores e lobitos ao altar, foi muito interessante. No fim houve o encerramento e entrega de prémios, quando ouvimos “… primeiro lugar patrulha Chacal de Darque…”, ficamos eufórico que até fizemos o grito da expedição, foi espectacular. Os Chefes dizem-nos que o mais importante é participar e divertirmo-nos, mas ficar em primeiro sabe sempre bem.
Depois voltamos a estação para seguirmos caminho para Darque Sempre as três patrulhas juntas, a cobra, a chacal e a águia-real.
Vamos esperar pela próxima actividade...

* * * * * * * * * *

.

* * * * * * * * *

20-06-2010

Mais uma actividade em que tivemos presentes.
Fomos convidados para participar nos DOD (dias olímpicos de Darque), em que todas, as associações da nossa freguesia se juntam, para efectuarem vários tipos de actividades em que todos mostram um pouquinho do que fazem durante o ano, permitindo que outros jovens experimentem também um pouco.
Também já vem sendo habitual fazer a limpeza da margem sul do rio Lima (entre pontes), e como sempre estamos alerta. Porque também este, é o nosso dever. E os nosso Chefes nos ensinam que os Escuteiros protegem as plantas e os animais, lá estivemos. Foi uma manhã difícil, porque ainda havia muito Lixo; a nossa Junta de Freguesia, a Câmara Municipal, o Limpar Portugal e nós estivemos muito activos e bem dispostos apesar de todo esse lixo.
Também tivemos a visita da Dra. Flora, Vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que nos felicitou pelo nosso acto e exemplo, dando-nos uma ajuda na limpeza…
Até a próxima actividade ambiental…

- - - - -

Dia 6-06-2010

O nosso baptismo de mergulho

Foi inesquecível, o Grupo Explorador juntou-se para mais uma grande actividade, no Domingo de manhã estivemos alerta para receber o nosso baptismo de M... Todos os que lá estavam, divertiram-se, ouviam as explicações dos monitores, todos atentos, todos ansiosos e lá começamos, uns de cada vez, foi espantoso todos adoramos, mais uma vez a nossa equipa de animação esteve em grande, porque de certeza que qualquer um destes exploradores jamais esquecerá este dia. Queríamos agradecer aos Amigos Do Mar por nos ajudar nesta actividade e ao Professor Sérgio por nos ter cedido as instalações das piscinas Amorosa Clube. Muito obrigado.

- - - - - - - - - - -

19, 20 e 21-03-2010


Fomos a bela cidade de Guimarães…
Apesar do adiamento da data da actividade, que deveria ter sido em Janeiro, valeu a pena a espera e apesar da chuva que apanhamos no primeiro dia foi espectacular.
No primeiro dia fomos a Eucaristia e a procissão de São José, depois acantonamos na nossa sede para no dia seguinte estivéssemos todos prontos para sair.
Chegamos a Guimarães fomos directos a Serra da Penha onde efectuamos um raide espectacular, chovia mas o nosso animo estava sempre em alta, andamos pelas grutas, exploramos toda aquela área através do raide que os nossos chefes nos tinham preparado, simplesmente espectacular!!! Os nossos chefes quiseram nos presentear com um passeio no comboio da penha, só estávamos nós, mas uma vez adoramos. Depois descemos de teleférico, aí foi o auge, porque muito de nós nunca tinham andado.
Partimos do teleférico para a sede dos escuteiros da Nossa Senhora da Conceição, onde nos deixaram acantonar, um muito obrigado ao Chefe Portilho, muito simpático.
No ultimo dia vistamos o castelo, tanta coisa que não conhecíamos… Há alegria estava presente, os chefes todos do agrupamento fizeram questão de estar presente connosco, para nos apoiar e incentivar, um muito obrigado.
Despedimo-nos de Guimarães e partimos de comboio até Darque.
Mais uma actividade conseguida pela nossa equipa de animação. Obrigado!!!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Baden-Powell

De entre muitos exploradores e Heróis do Povo de Deus, escolhemos as figuras de Baden-Powell e dos primeiros cristãos, para ilustrar a ideia, não porque sejam as únicas, mas talvez por serem personagens que nos tocam profundamente.
BP é um explorador por excelência e a sua destreza, bem materializada nas suas acções, na escola, na caça ao javali, na Índia ou ainda na sua fuga aos Matabeles na África do Sul, o seu conhecimento de Deus, da Bíblia, da natureza e dos Homens e a sua personalidade, é um precioso modelo.
Quando lemos "Os Actos dos Apóstolos", designadamente no trecho sobre a comunhão dos bens, nota-se, com evidência, que o desapego de todos os bens não é visto pelos primeiros cristãos em função da pobreza, mas em função da partilha que é causa e consequência da unidade dos cristãos, isto é, para que não existisse nenhum necessitado e os bens fossem distribuídos por todos, segundo as suas necessidades. Uma outra observação que podemos fazer, é que a comunhão dos bens era feita de modo organizado. De facto, o produto era dado aos Apóstolos e, em seguida, era distribuído a cada um proporcionalmente às necessidades sentidas. A comunhão dos bens, para os primeiros cristãos, procurava e levava à igualdade e demonstrava que somos todos irmãos, sublinhando o que está escrito no Evangelho: "Quanto a vós, não vos deixeis tratar por Rabi, pois um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos".
Nas primeiras comunidades cristãs, a caridade, que se estendia indistintamente a todos, era chamada "filadelfia", isto é: amor fraterno. A palavra "filadelfia" testemunha que esta realidade era sentida profundamente pelos primeiros cristãos.
Este amor recíproco, apresentado por Jesus Cristo no "amai-vos uns aos outros como Eu vos amei" - o mandamento novo do Novo Testamento - , tem também todas as características humanas do amor fraterno, por exemplo, a força e o afecto. É necessário ter presente, a vida dos primeiros cristãos, como "Os Actos dos Apóstolos" apresentam: "A multidão dos que haviam abraçado a Fé tinha um só coração e uma só alma. Ninguém chamava seu ao que lhe pertencia, mas entre eles tudo era comum". Era uma vida e um sentir comuns.

Um comentário:

  1. Antes de mais OBRIGADO.

    Depois de ter visto as vossas fotos fiquei muito contente por me fazer lembra muitas das ideias e planos descotidos em café por um grupo de meia duzia de jovens, hoje homens e mulheres o qual me orgulho de ser amigo, um dia mais juntos, mas é isso a aventura da vida.
    Gostei de saber e reber que continuais com a mesma força de sempre e o ispirito de sempre "jovem". Como disse um dia o nosso fondador "DEIXAR MELHOR DO QUE O ENCONTRAS TE" Ele referia-se à naturesa, mas eu deixo-vos o desavio, passei esse lema mas com outra ideia, deixar melhor do que encontras-te as mente dessa juventude, pois dela vais depender a nossa existencia.

    BOA CAçA

    A.CORDEIRO

    ResponderExcluir